Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/14530
Título: | A comunicação interna como meio de transmissor das práticas de responsabilidade social: um estudo de caso |
Autores: | Quintão, Mariana Cristina Oliveira |
Orientadores: | Oliveira, Sandra Gomes de, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO MANAGEMENT RESPONSABILIDADE SOCIAL SOCIAL RESPONSIBILITY COMUNICAÇÃO INTERNA INTERNAL COMMUNICATION |
Resumo: | A globalização, os avanços tecnológicos e o rápido crescimento populacional, fizeram
com que o mundo começasse a ter mais necessidades de cuidado e atuação em três eixos:
económico, ambiental e social. Neste sentido, as organizações começaram a ser quase
obrigadas a desenvolver a área de Responsabilidade Social e dinamizar práticas com este
fim. Para que este processo seja bem feito e consiga chegar aos seus stakeholders, é
necessário recorrer à Comunicação Interna. Uma vez que é este processo que irá
transmitir a informação aos seus colaboradores e criar neles o sentimento de satisfação e
envolvimento. O presente estudo procurou compreender se os colaboradores têm
conhecimento sobre as práticas de Responsabilidade Social existentes na organização e
responder aos objetivos definidos: Perceber se os atuais meios de transmissão das práticas
de responsabilidade social são eficazes; Perceber a perceção dos colaboradores sobre as
práticas de responsabilidade social da empresa e; Perceber se a comunicação realizada
cria nos colaboradores um efeito de iniciativa e cooperação para as praticas de RSE. Para
tal, foi realizado um estudo exploratório, recorrendo à metodologia qualitativa,
nomeadamente, a entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a 8 colaboradores de
uma organização do setor automóvel, com 478 colaboradores. Para analisar o resultado
das entrevistas realizadas, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo desenvolvida por
Bardin. Dos resultados conclui-se que nem todos os colaboradores tinham conhecimento
das práticas de Responsabilidade Social. No caso da amostra recolhida, a perceção das
práticas existentes na organização é positiva. Contudo, esta área é vista como um processo
que necessita de melhorias e mais desenvolvimento. Quanto à Comunicação Interna,
conclui-se que o processo não é totalmente eficiente, uma vez que a informação sobre
estas práticas, divulgada pelos diferentes meios de Comunicação Interna da organização,
não chega a todos os colaboradores. Por fim, a perceção se comunicação realizada cria
nos colaboradores um efeito de iniciativa e cooperação para as práticas de
Responsabilidade Social, a resposta não foi consensual. Isto porque, alguns dos
entrevistados mencionaram que sim, e que até já tinham estado envolvidos em algumas
práticas. Enquanto outros nunca participaram, nem sentiam motivação para o fazer.
Palavras-chave: Responsabilidade Social; Comunicação Interna; Envolvimento dos
colaboradores Globalization, technological advances and rapid population growth have made the world more aware of the need for care and action in three areas: economic, environmental and social. In this sense, organizations have become almost obliged to develop the area of Social Responsibility and promote practices to this end. In order for this process to be carried out well and reach its stakeholders, it is necessary to use Internal Communication. Since it is this process that will transmit information to employees and create a sense of satisfaction and involvement in them. This study sought to understand whether employees are aware of the organization's existing social responsibility practices and to respond to the defined objectives: To understand whether the current means of transmitting social responsibility practices are effective; To understand employees' perceptions of the company's social responsibility practices and; To understand whether the communication carried out creates in employees an effect of initiative and cooperation towards CSR practices. To this end, an exploratory study was carried out using qualitative methodology, namely semi-structured interviews with 8 employees from an organization in the automotive sector with 478 employees. The results of the interviews were analyzed using the content analysis technique developed by Bardin. The results show that not all employees were aware of social responsibility practices. In the case of the sample collected, the perception of the organization's existing practices is positive. However, this area is seen as a process that needs improvement and further development. As for internal communication, it can be concluded that the process is not entirely efficient, since the information on these practices, disseminated by the organization's various internal communication channels, does not reach all employees. Finally, there was no consensus as to whether communication creates a sense of initiative and cooperation among employees towards social responsibility practices. This is because some of the interviewees mentioned that it did, and that they had already been involved in some practices. Others had never participated, nor did they feel motivated to do so. Keywords: Social responsibility; Internal communication; Employee involvement |
Descrição: | Orientação: Sandra Gomes de Oliveira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14530 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mestrado em Gestão_Mariana Quintão.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.81 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.