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http://hdl.handle.net/10437.1/14707| Título: | Responsabilidade social empresarial e os colaboradores: expectativas, perceções e envolvimento |
| Autores: | Oliveira, Gonçalo Miguel Rodrigues e Sousa |
| Orientadores: | Oliveira, Sandra Gomes de, orient. |
| Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSO DE HUMANOS GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT RESPONSABILIDADE SOCIAL SOCIAL RESPONSIBILITY RELAÇÃO TRABALHADORES-EMPRESA EMPLOYEE-EMPLOYER RELATIONS |
| Resumo: | A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem ganho destaque
como um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável, refletindo a
crescente preocupação das organizações em equilibrar objetivos económicos,
sociais e ambientais. Este conceito abrange um conjunto de práticas que
visam, não só, beneficiar a sociedade e o meio ambiente mas, também, criar
valor para as empresas e os seus stakeholders, incluindo os colaboradores.
O presente estudo teve como principal objetivo compreender a
importância atribuída pelos colaboradores à RSE e analisar o alinhamento
entre as suas expectativas e a realidade das práticas implementadas pelas
respetivas empresas. Adicionalmente, explorou-se o grau de envolvimento
dos colaboradores nas iniciativas de RSE.
Para atingir estes objetivos, foi adotada uma abordagem quantitativa,
caracterizada pela objetividade, clareza e rigor na recolha e análise de dados
observáveis e mensuráveis. A recolha de dados foi realizada através de um
questionário, que permitiu avaliar as três dimensões da RSE: social,
ambiental e económica.
Os resultados revelaram que, de forma geral, os colaboradores
valorizam significativamente as medidas associadas à dimensão social. No
entanto, as empresas em que trabalham implementam predominantemente
medidas de caráter económico, conforme a perceção dos colaboradores. O
estudo evidenciou, também, diferenças ao nível sociodemográfico e
organizacional na perceção e no grau de envolvimento dos colaboradores
relativamente às práticas de RSE. Este é ainda um tema recente, com margem
significativa para melhorias na implementação de ações de RSE. Assim, o
presente estudo contribui tanto para a ampliação do conhecimento académico
como para fornecer orientações úteis às empresas no aperfeiçoamento das
suas práticas de responsabilidade social.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Envolvimento dos
Colaboradores; Dimensões da Responsabilidade Social; Perceção dos
Colaboradores; Expectativa dos Colaboradores Corporate Social Responsibility (CSR) has gained prominence as an essential pillar for sustainable development, reflecting the growing concern of organizations in balancing economic, social, and environmental goals. This concept encompasses a set of practices aimed not only at benefiting society and the environment but also at creating value for companies and their stakeholders, including employees. The main objective of this study was to understand the importance attributed to CSR by employees and to analyze the alignment between their expectations and the reality of the practices implemented by their respective companies. Additionally, the study explored the level of employee involvement in CSR initiatives. To achieve these objectives, a quantitative approach was adopted, characterized by objectivity, clarity, and rigor in the collection and analysis of observable and measurable data. Data collection was carried out through a questionnaire, which allowed for the evaluation of the three dimensions of CSR: social, environmental, and economic. The results revealed that employees, in general, place significant value on measures associated with the social dimension. However, the companies they work for predominantly implement measures of an economic nature, according to the employees' perceptions. The study also highlighted differences in employees' perceptions and levels of involvement in CSR practices based on sociodemographic and organizational factors. This is still a relatively recent topic with significant room for improvement in the implementation of CSR actions. Thus, this study contributes to the expansion of academic knowledge and provides useful guidelines for companies to enhance their social responsibility practices. Keywords: Corporate Social Responsibility; Employee Involvement; CSR Dimensions; Employee Perception; Employee Expectations |
| Descrição: | Orientação: Sandra Gomes de Oliveira |
| URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14707 |
| Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| dissertacao-goncalo-oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado | 15.48 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
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