Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14707
Título: Responsabilidade social empresarial e os colaboradores: expectativas, perceções e envolvimento
Autores: Oliveira, Gonçalo Miguel Rodrigues e Sousa
Orientadores: Oliveira, Sandra Gomes de, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSO DE HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
RESPONSABILIDADE SOCIAL
SOCIAL RESPONSIBILITY
RELAÇÃO TRABALHADORES-EMPRESA
EMPLOYEE-EMPLOYER RELATIONS
Resumo: A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem ganho destaque como um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável, refletindo a crescente preocupação das organizações em equilibrar objetivos económicos, sociais e ambientais. Este conceito abrange um conjunto de práticas que visam, não só, beneficiar a sociedade e o meio ambiente mas, também, criar valor para as empresas e os seus stakeholders, incluindo os colaboradores. O presente estudo teve como principal objetivo compreender a importância atribuída pelos colaboradores à RSE e analisar o alinhamento entre as suas expectativas e a realidade das práticas implementadas pelas respetivas empresas. Adicionalmente, explorou-se o grau de envolvimento dos colaboradores nas iniciativas de RSE. Para atingir estes objetivos, foi adotada uma abordagem quantitativa, caracterizada pela objetividade, clareza e rigor na recolha e análise de dados observáveis e mensuráveis. A recolha de dados foi realizada através de um questionário, que permitiu avaliar as três dimensões da RSE: social, ambiental e económica. Os resultados revelaram que, de forma geral, os colaboradores valorizam significativamente as medidas associadas à dimensão social. No entanto, as empresas em que trabalham implementam predominantemente medidas de caráter económico, conforme a perceção dos colaboradores. O estudo evidenciou, também, diferenças ao nível sociodemográfico e organizacional na perceção e no grau de envolvimento dos colaboradores relativamente às práticas de RSE. Este é ainda um tema recente, com margem significativa para melhorias na implementação de ações de RSE. Assim, o presente estudo contribui tanto para a ampliação do conhecimento académico como para fornecer orientações úteis às empresas no aperfeiçoamento das suas práticas de responsabilidade social. Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Envolvimento dos Colaboradores; Dimensões da Responsabilidade Social; Perceção dos Colaboradores; Expectativa dos Colaboradores
Corporate Social Responsibility (CSR) has gained prominence as an essential pillar for sustainable development, reflecting the growing concern of organizations in balancing economic, social, and environmental goals. This concept encompasses a set of practices aimed not only at benefiting society and the environment but also at creating value for companies and their stakeholders, including employees. The main objective of this study was to understand the importance attributed to CSR by employees and to analyze the alignment between their expectations and the reality of the practices implemented by their respective companies. Additionally, the study explored the level of employee involvement in CSR initiatives. To achieve these objectives, a quantitative approach was adopted, characterized by objectivity, clarity, and rigor in the collection and analysis of observable and measurable data. Data collection was carried out through a questionnaire, which allowed for the evaluation of the three dimensions of CSR: social, environmental, and economic. The results revealed that employees, in general, place significant value on measures associated with the social dimension. However, the companies they work for predominantly implement measures of an economic nature, according to the employees' perceptions. The study also highlighted differences in employees' perceptions and levels of involvement in CSR practices based on sociodemographic and organizational factors. This is still a relatively recent topic with significant room for improvement in the implementation of CSR actions. Thus, this study contributes to the expansion of academic knowledge and provides useful guidelines for companies to enhance their social responsibility practices. Keywords: Corporate Social Responsibility; Employee Involvement; CSR Dimensions; Employee Perception; Employee Expectations
Descrição: Orientação: Sandra Gomes de Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/14707
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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