Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14783
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPortugal, Miguel-
dc.date.accessioned2025-08-22T12:36:24Z-
dc.date.available2025-08-22T12:36:24Z-
dc.date.issued2025-09-01-
dc.identifier.citationPortugal, M. (2025). Gestão de Recursos Humanos. ISMAT Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. ISBN: 978-989-36430-0-6pt
dc.identifier.isbn978-989-36430-0-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/14783-
dc.descriptionA coleção de Sebentas Gestão do Turismo é um projeto que nasceu em 2025 com o desafio de lançar ferramentas de suporte e apoio aos alunos da licenciatura em Gestão do Turismo, com o lançamento de e-books, em acesso aberto, para todas as unidades curriculares da licenciatura, cujos autores, são os próprios docentes das disciplinas.pt
dc.description.abstractNos dias atuais, a gestão de recursos humanos (GRH) assume um papel central no sucesso das organizações, sobretudo num sector tão dinâmico e multifacetado como o do turismo e da hospitalidade. Este sector, caracterizado pela sua elevada imprevisibilidade, forte componente cultural e pela necessidade de proporcionar experiências memoráveis aos clientes, enfrenta desafios constantes que exigem uma gestão de pessoas cada vez mais estratégica, inovadora e adaptável. A complexidade do sector do turismo, que abarca desde pequenas unidades familiares até grandes cadeias internacionais, obriga os gestores a desenvolverem abordagens específicas para captar, reter e motivar os seus recursos humanos. Ao longo das últimas décadas, o sector do turismo e da hospitalidade evoluiu significativamente, impulsionado por fatores económicos, sociais, tecnológicos e ambientais. No entanto, esta evolução trouxe também um conjunto de dificuldades que colocam à prova as competências e estratégias de gestão de recursos humanos. Entre esses desafios, destaca-se a necessidade de atrair e reter talentos num mercado de trabalho competitivo, caracterizado por uma elevada rotatividade, sazonalidade e precariedade. Além disso, a diversidade cultural, muitas vezes presente nas equipas de trabalho, requer competências interculturais e uma gestão inclusiva que promova o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores.pt
dc.description.sponsorshipProjeto INOVEDU - Promover o Sucesso Académicopt
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherISMAT Instituto Superior Manuel Teixeira Gomespt
dc.relation.ispartofseries1ª Edição;-
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectTURISMOpt
dc.subjectRECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectTOURISMen
dc.subjectHUMAN RESOURCESen
dc.titleGestão do Turismo : Gestão de Recursos Humanospt
dc.typebookpt
Aparece nas colecções:ISMAT - eBooks

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gestão de Recursos Humanos.pdf13.58 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.