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dc.contributor.advisorCarvalho, Marina Alexandra Diogo, orient.-
dc.contributor.authorPereira, Nicole Sousa Correia-
dc.date.accessioned2025-11-28T14:50:42Z-
dc.date.available2025-11-28T14:50:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/14816-
dc.descriptionOrientação: Marina Alexandra Diogo Carvalhopt
dc.description.abstractAs organizações estão cada vez mais preocupadas em atrair e reter talentos, sendo fundamental compreender o comportamento dos colaboradores, bem como satisfazer as suas necessidades, promovendo o bem-estar e o sucesso organizacional. Atualmente existem gerações distintas no mercado de trabalho, com características próprias, que determinam comportamentos e necessidades distintas. Na presente investigação pretende-se estudar as relações entre os valores humanos, o significado do trabalho e o comprometimento organizacional nas diferentes gerações, bem como a relação com a satisfação organizacional e o bem-estar. A amostra, recolhida por conveniência, ficou composta por 470 participantes trabalhadores, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos. Os resultados sugeriram que um clima de apoio e inovação esteve associado a elevados níveis de entusiasmo, conforto e satisfação. Indivíduos que atribuem um significado positivo ao trabalho, relataram maior comprometimento, satisfação nas relações profissionais e bem-estar. Os resultados revelaram ainda que os Millenials relataram maiores valores de conservação e comprometimento, enquanto os Zoomers apresentaram maiores valores de autopromoção e uma perceção de clima de apoio e de objetivos. O teste empírico do modelo conceptual evidenciou que os valores humanos e o comprometimento apresentaram um efeito direto sobre a satisfação e o bem-estar, e um efeito indireto, através da perceção de clima e do significado do trabalho. Os resultados obtidos foram discutidos com base na literatura e as suas implicações para a prática em contextos organizacionais, evidenciando que os valores de conservação e significado do trabalho estão associados ao comprometimento, enquanto a perceção de clima influencia o bem-estar, positiva ou negativamente. A geração e o tipo de vínculo são fatores determinantes, reforçando a necessidade de adaptação das estratégias organizacionais.pt
dc.description.abstractOrganizations are increasingly concerned with attracting and retaining talent, making it essential to understand employee behavior and meet their needs to promote well-being and organizational success. Currently, distinct generations coexist in the labor market, each with specific characteristics that shape different behaviors and needs. This research aims to study the relationships between human values, the meaning of work, and organizational commitment across generations, as well as their connection to organizational satisfaction and well-being. The convenience sample consisted of 470 employed participants, of both sexes, aged between 18 and 65 years. The results suggested that a climate of support and innovation was associated with higher levels of enthusiasm, comfort, and satisfaction. Individuals who attributed a positive meaning to their work reported greater organizational commitment, satisfaction in professional relationships, and well-being. Findings also showed that Millennials reported higher values of conservation and commitment, while Zoomers showed higher values of self promotion and a stronger perception of a supportive and goal-oriented climate. The empirical test of the conceptual model revealed that human values and commitment had a direct effect on satisfaction and well-being, as well as an indirect effect through perceived organizational climate and work meaning. The results were discussed in light of the literature and their practical implications in organizational contexts, showing that conservation values and meaningful work are associated with commitment, while perceived climate influences well being, either positively or negatively. Generation and employment type are determining factors, reinforcing the need to adapt organizational strategies accordingly.en
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO E DA SAÚDE OCUPACIONALpt
dc.subjectPSICOLOGIApt
dc.subjectPSICOLOGIA ORGANIZACIONALpt
dc.subjectVALORES HUMANOSpt
dc.subjectBEM-ESTARpt
dc.subjectCLIMA ORGANIZACIONALpt
dc.subjectCOMPROMISSO ORGANIZACIONALpt
dc.subjectPSYCHOLOGYen
dc.subjectORGANIZATIONAL PSYCHOLOGYen
dc.subjectHUMAN VALUESen
dc.subjectWELL-BEINGen
dc.subjectORGANIZATIONAL CLIMATEen
dc.subjectORGANIZATIONAL COMMITMENTen
dc.titleValores humanos, significado do trabalho e comprometimento organizacional : relações com a satisfação organizacional e o bem-estar nas diferentes geraçõespt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid204053757pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional

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