Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/2935
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Rafael Silva, orient.
dc.contributor.authorMaciel, Célia Cristina Gomes
dc.date.accessioned2012-12-20T14:31:15Z
dc.date.available2012-12-20T14:31:15Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/2935
dc.descriptionOrientação: Rafael Silva Pereirapt
dc.description.abstractNo decurso dos últimos anos, tem-se vindo a reconhecer o aluno como o centro da ação educativa. É neste contexto de abertura à diferença que se começa a registar uma maior sensibilidade social, política e educativa para com as “necessidades educativas especiais” dos sobredotados. A pertinência deste trabalho está relacionada com a maximização do potencial de um aluno sobredotado em contexto de sala de aula, adequando as práticas educativas às necessidades do aluno sobredotado de forma a promover o seu talento e de potencializar todas as suas capacidades de aprendizagem, sem esquecer as demais facetas do seu “ser”. O trabalho organiza-se numa componente teórica e numa componente empírica. Na primeira e na segunda parte, é feita uma sistematização da informação mais relevante na área dos sobredotados, apoiada na literatura da especialidade e também na prática profissional. Na terceira parte, será apresentada a questão de partida, o seu objetivo geral, as subquestões de investigação e respetivos objetivos específicos e será feito um aprofundamento compreensivo da situação problema onde se delineará o método e a metodologia a adotar no trabalho de investigação. No final do trabalho, serão apresentados, analisados e discutidos os resultados dos questionários.pt
dc.description.abstractIn recent years, student has being recognized as the center of educational activity. It is in this openness context to difference that a bigger social, politics and educational sensibility in relation to “special education needs” is starting to appear. The relevance of this work is connected to the potential maximization of a gifted student in a classroom context, adapting educational practices to the needs of gifted student in order to promote its talent and leverage all his learning capabilities, without forgetting all the dimensions of his "being". The work is organized in a theoretical and empirical component. The first and second parts, is made a systematization of the most relevant information in gifted area, supported by specialized literature and also professional practice. In the third part, the starting question will be presented, its overall goal, the research sub questions and respective specific goals and will be made a deeper understanding of the problem situation where will be outlined the method and methodology to adopt in the research work. At the end of the work the quest results will be presented, analyzed and discussed.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectSOBREDOTADOSpt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectGIFTED INDIVIDUALSen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSen
dc.titleEducar para a sobredotaçãopt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Célia Cristina Gomes Maciel - Educar para a Sobredotação.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.