Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/3050
Título: | Comunicação e interação social da criança com perturbação do espectro do autismo |
Autores: | Freire, Cláudia Margarida Brito |
Orientadores: | Saldanha, Ana, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR INTERAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR SOCIAL INTERACTION EARLY YEARS EDUCATION |
Resumo: | A Comunicação e a Interação Social da criança com Espectro do Autismo é o tema deste projeto. Esta investigação incide no estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar com esta problemática, através do qual pretendemos compreender quais as suas dificuldades na comunicação e na Interação Social, estratégias aplicadas na sala e respetivas melhorias. Para tal, entrevistámos os técnicos que trabalham com a criança, onde apurámos as dificuldades da mesma. Também registámos que o papel do adulto, a componente lúdica, as medidas previstas na legislação, o recurso a terapias e um ambiente educativo estruturado, são estratégias facilitadoras da Interação e da Comunicação da criança com PEA. Daí que, face a estas estratégias, se tenha verificado uma evolução positiva. Contudo, os técnicos também registaram algumas discrepâncias na comunicação e na interação que a criança revela com os pares e com os adultos. Para verificar esta situação e finalizar o estudo, observámos a criança onde concluímos que esta tem mais dificuldades em comunicar e interagir com os adultos, do que com os pares. Concluímos que a inclusão de crianças com PEA no ensino regular é uma mais-valia no desenvolvimento das suas competências comunicativas e da interação social. Communication and Social interaction of children with Autism Spectrum Disorder is the theme of this project. This research focuses on a case study of a preschool-age child with this problem, by which we understand the difficulties in Communication and Social interaction, strategies applied in the room and the respective improvements. To this end, we interviewed the technicians working with the child, where it shows the difficulties of same. Also noted that the role of the adult, the leisure component, the measures provided for in legislation, the use of therapies and a structured educational environment are strategies that facilitate interaction and communication of children with PEA. Faced with these strategies, there has been a positive development. However, the technicians also have some discrepancies in the communication and interaction that the child reveals with peers and adults. To verify this situation and finalize the study, we observed the child where we conclude that this has more difficulties in communicating and interacting with adults than with peers. We conclude that the inclusion of children with ASD in regular education is an asset in the development of their communication skills and social interaction. |
Descrição: | Orientação: Ana Saldanha |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/3050 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Cláudia Freire.pdf | 969.1 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.