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http://hdl.handle.net/10437.1/3255
Título: | Trissomia 21 : como é que a família e a escola podem Intervir para promover o desenvolvimento da linguagem na Criança com Síndrome de Down? |
Autores: | Torres, Susana Maria Correia |
Orientadores: | Saldanha, Ana, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL TRISSOMIA 21 MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO INCLUSIVA FAMÍLIA EDUCATION SPECIAL EDUCATION TRISSOMY 21 INCLUSIVE EDUCATION FAMILY |
Resumo: | O presente trabalho resulta de um estudo teórico sobre as crianças portadoras de
síndrome de Down, partindo da seguinte questão: como é que a família e a escola podem
intervir para promover o desenvolvimento da linguagem na criança com síndrome de Down?
Para tal, iremos pesquisar vários autores para orientar esta investigação. Descrevem-se
nela notas e conceitos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança com síndrome
de Down, tais como: uma educação inclusiva, estratégias para promover a autonomia e
socialização das crianças portadoras desta patologia.
A relação parental irá ser objeto de estudo, pois exerce uma forte influência no
crescimento destas crianças. Se a criança viver num ambiente favorável de estimulação ao seu
desenvolvimento, vai certamente melhorar o seu nível intelectual e social.
Iremos compreender que o ritmo de aprendizagem destas crianças é mais lento que o
desenvolvimento de uma criança que não apresente o transtorno.
As crianças com síndrome de Down, devido a caraterísticas inatas, têm dificuldade na
articulação dos sons e apresentam um atraso cognitivo e motor no seu desenvolvimento. This paper results from a theoretical study on children with Down’s syndrome, starting from the following question: how can family and school act in order to promote language development on Down syndrome child? We will search several author to sustain this investigation, which will describe notes and fundamental concepts to the development of Down syndrome child, such as: inclusive education, strategies to promote autonomy and children socialization. Parental relationship will be subject of study, since it exerts a strong influence on the growth of these children. If the child lives in a favorable stimulating environment to his or hers development, will certainly improve his or hers intellectual and social levels. We will understand that these children’s learning rhythm is slower than the one from a child that does not have this nuisance. Due to innate characteristics, Down syndrome children have difficulties in articulation of sounds, as well as a lagging on their motor and cognitive development. |
Descrição: | Orientação: Ana Saldanha |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/3255 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
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