Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/4024
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient. | |
dc.contributor.author | Cruz, Maria Cândida De Amorim Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T15:18:19Z | |
dc.date.available | 2013-10-07T15:18:19Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/4024 | |
dc.description | Orientação: Jorge de Melo Serrano | pt |
dc.description.abstract | Este estudo teve como finalidade identificar modos de atuação ou estratégias conducentes à melhoria do processo criativo por parte dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem, não elegíveis pelo Decerto -Lei nº 3/2008, no âmbito dos seus escritos. Propunha-se igualmente aferir qual o contributo destas estratégias para o aumento dos níveis de criatividade na expressão escrita junto destes alunos. No primeiro capítulo, identificou-se a problema, fazendo-se a contextualização geral da investigação em função da relevância da situação. Apresentaram-se as questões de investigação e os objetivos do estudo e salientou-se a importância do mesmo no quadro de uma educação integral para a inclusão e igualdade. No segundo capítulo, procedeu-se a uma revisão da literatura. Abordaram-se aspetos relativos às teorias da aprendizagem e o conceito de Escrita Criativa. No terceiro capítulo, referente à metodologia, justificou-se a natureza do estudo, de cariz qualitativo, explanou-se o plano metodológico, fundamentando-se as opções relativas à recolha de dados, através da entrevista e da observação participante, no quadro de uma intervenção lúdico- pedagógica e procedeu-se à análise de conteúdo dos mesmos. No quarto capítulo, procedeu-se a uma apresentação criteriosa dos dados e à respetiva análise e triangulação. Por último, no quinto capítulo, apresentam-se as conclusões da investigação, sugerindo-se que a criatividade seja contemplada numa pedagogia diferenciada, através do recurso ao lúdico, por forma a poder constituir-se com um motor para um desenvolvimento transversal das aprendizagens, mas também para a autonomia dos alunos enquanto seres eminentemente sociais, no âmbito de uma educação integral. Referem-se as implicações do novo conhecimento, sugerindo-se recomendações, decorrentes dos resultados obtidos, que apontam no sentido da importância de se proceder a uma eficaz reflexão acerca dos processos que empiricamente provaram constituir-se como uma solução para o problema. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this study is to identify strategies that will improve creative writing skills in students with special educational needs, yet who are not within the scope of the law number 3 of 2008. An analysis is undertaken to determine the impact of these strategies in improving creativity in writing within a group of students. In the first chapter, the problem is identified, and the general context of the research is described. The aims of the study and the issues raised by the research are presented. The relevance of this research is emphasized within the framework of an inclusive learning environment, which promotes equality. The second chapter consists of a summary of relevant studies. There is reference to learning theories and the concept of Creative Writing. The third chapter describes the methodology, identifies and justifies the nature of the qualitative study and explains the methodological approach, presents grounds for choices made concerning the gathering of data through interviews and observation of the activities promoted and analyses their content. Chapter four consists of a thorough presentation of the data, its analysis and triangulation. Finally, the fifth chapter presents the conclusions of the research and suggests that creativity should be considered in differentiated learning, by engaging students through motivating fun activities in order to encourage and develop learning skills across the curriculum, increasing learner autonomy and promoting social interaction, within the scope of a holistic education. The implications of the acquired knowledge are described and recommendations are made, based on the results obtained. These reveal the importance of reflecting adequately on the processes which proved empirically to offer solutions to the underlying problem. | en |
dc.format | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | pt |
dc.subject | INCLUSÃO ESCOLAR | pt |
dc.subject | DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | pt |
dc.subject | EDUCATION | en |
dc.subject | SPECIAL EDUCATION | en |
dc.subject | SCHOOL INCLUSION | en |
dc.subject | LEARNING DISABILITIES | en |
dc.subject | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR | pt |
dc.title | Com caneta ou com giz, como fazer de um aluno com necessidades educativas especiais um escritor aprendiz | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CandidaCruz_2013.pdf | 3.23 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.