Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/4039
Título: A importância das TIC no desenvolvimento cognitivo em crianças com paralisia cerebral
Autores: Gentil, Liliana da Silva
Orientadores: Mateus, Nuno, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PARALISIA CEREBRAL
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
CEREBRAL PALSY
COGNITIVE DEVELOPMENT
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
Resumo: A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, questão essa que se mantém nos dias de hoje no sentido de alcançar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva. Lidar com crianças portadoras desta problemática num contexto de turma, onde os programas e currículos são extensos e trabalhosos não é tarefa fácil. Assim sendo, é necessário incluir no currículo destes alunos as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação(NTIC). Estas são encaradas como uma ferramenta preciosa porque permitem desobstruir barreiras de aprendizagem em alunos com problemas motores e de linguagem. A presente investigação pretende responder à questão: Qual a perceção dos professores do 2º e 3º ciclo acerca da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento cognitivo de crianças com paralisia cerebral (PC)? Desta forma, trata-se de um estudo de caso acerca de um aluno que é portador de PC. O estudo é de carácter qualitativo e quantitativo, uma vez que foram realizadas entrevistas questionários. Na análise dos resultados, aferiu-se que os professores consideram as TIC uma maisvalia no desenvolvimento cognitivo de crianças com paralisia cerebral.
The inclusion of children with Special Educational Needs (SEN) as had been an issued rose over the years. Nowadays it still remains as a subject to be discussed in a way to provide quality education for all students, even those with different characteristics thus achieving an Inclusive School. Dealing with children with this problematic in the context of a classroom, where programs and curricula are so extensive and laborious is not an easy task. Therefore, it is necessary to add in the curriculum of these students the use of New Information and Communication Technologies (NICT). These are perceived as valuable tools since they allow breaking barriers in the learning process of students with motor and language problems. This study intends to answer the question: What is the perception of teachers in the 2nd and 3rd cycles concerning the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the cognitive development of children with cerebral palsy (CP)? This is the study of a student with CP. The study has qualitative and quantitative aspects, since interviews were held by questionnaires. The results allow concluding that teachers perceive ICT as a way to add value in cognitive development of children with cerebral palsy.
Descrição: Orientação: Nuno Mateus
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/4039
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.