Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/5971
Título: O marketing turístico sustentável orientado para as comunidades locais : a Serra da Estrela
Autores: Costa, Inês Elias da
Palavras-chave: TURISMO SUSTENTÁVEL
SUSTAINABLE TOURISM
MARKETING TURÍSTICO
TOURISM MARKETING
COMUNIDADES LOCAIS
LOCAL COMMUNITIES
SERRA DA ESTRELA
Editora: CIGEST
Resumo: O objetivo desta investigação é evidenciar a importância das comunidades locais no âmbito do turismo sustentável e a sua influência na experiência da viagem, e consequentemente, na competitividade dos destinos. A região da Serra da Estrela consistiu no objeto de estudo, tendo-se procedido à análise das opiniões e perceções dos residentes locais, de forma a apurar a sua predisposição para se envolverem num futuro plano de marketing para a região. A metodologia seguida incidiu na realização de estudos quantitativos por via da aplicação de questionários a uma amostra de 148 indivíduos residentes nesta região. Os resultados revelam que as comunidades locais desta região têm perceções positivas em relação ao turismo, apresentando um elevado nível de aceitação dos turistas e vontade em participar nas decisões de desenvolvimento turístico local, o que anuncia condições para o seu envolvimento num eventual plano de marketing turístico sustentável, que considere os atributos do destino cuja sobrevivência dependa das comunidades locais – como é o caso da cultura e identidade cultural, da autenticidade, do artesanato e da gastronomia local.
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/5971
ISSN: 1647-1989
Aparece nas colecções:IBER : International Business and Economics Review : Revista Internacional de Gestão e Comunicação, nº 4 (2013)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
marketing.pdf7.47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.