Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/6374
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Fernando Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2015-06-30T13:28:00Z | |
dc.date.available | 2015-06-30T13:28:00Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.issn | 2182-1534 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/6374 | |
dc.description.abstract | No estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola. | pt |
dc.format | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | pt |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt |
dc.subject | EDUCATION | en |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt |
dc.subject | VIOLENCE | en |
dc.subject | VIOLÊNCIA ESCOLAR | pt |
dc.subject | SCHOOL VIOLENCE | en |
dc.subject | BULLYING | en |
dc.subject | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | pt |
dc.subject | SOCIOLOGY OF EDUCATION | en |
dc.subject | PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL | pt |
dc.subject | BEHAVIOUR PSYCHOLOGY | en |
dc.title | Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying | pt |
dc.type | article | pt |
Aparece nas colecções: | Cadernos de Investigação Aplicada nº 05 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
caderno_investigacao_aplicada_n5_28-52.pdf | 578.92 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.