Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/6374
Título: | Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying |
Autores: | Pereira, Fernando Oliveira |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCATION VIOLÊNCIA VIOLENCE VIOLÊNCIA ESCOLAR SCHOOL VIOLENCE BULLYING SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOCIOLOGY OF EDUCATION PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL BEHAVIOUR PSYCHOLOGY |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | No estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/6374 |
ISSN: | 2182-1534 |
Aparece nas colecções: | Cadernos de Investigação Aplicada nº 05 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
caderno_investigacao_aplicada_n5_28-52.pdf | 578.92 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.