Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/6376
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2015-06-30T13:37:40Z | |
dc.date.available | 2015-06-30T13:37:40Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.issn | 2182-1534 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/6376 | |
dc.description.abstract | Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996). | pt |
dc.format | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | pt |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt |
dc.subject | EDUCATION | en |
dc.subject | DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA | pt |
dc.subject | PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION | en |
dc.subject | DESIGUALDADES SOCIAIS | pt |
dc.subject | SOCIAL INEQUALITIES | en |
dc.title | Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo | pt |
dc.type | article | pt |
Aparece nas colecções: | Cadernos de Investigação Aplicada nº 05 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
caderno_investigacao_aplicada_n5_75-84.pdf | 200.57 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.