Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/6376
Título: | Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo |
Autores: | Pinto, Fernanda |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCATION DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION DESIGUALDADES SOCIAIS SOCIAL INEQUALITIES |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996). |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/6376 |
ISSN: | 2182-1534 |
Aparece nas colecções: | Cadernos de Investigação Aplicada nº 05 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
caderno_investigacao_aplicada_n5_75-84.pdf | 200.57 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.