Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/7159
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPires, Maria Eduarda Margarido, orient.
dc.contributor.authorAraújo, Maria José de
dc.date.accessioned2016-07-29T17:42:39Z
dc.date.available2016-07-29T17:42:39Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/7159
dc.descriptionOrientação: Maria Eduarda Margarido Pires ; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeidapt
dc.description.abstractNeste estudo temos como objetivo investigar as conceções dos professores da educação de infância acerca das políticas públicas para as altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e quais discursos sobre altas habilidades/superdotação estão se materializando nas políticas públicas inclusivas. Para este foco temático buscou-se informações com professores de um Centro Municipal de Educação de Infância, de uma Creche Municipal e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. As referidas instituições de ensino estão localizadas na região metropolitana do Recife e estão vinculadas à Secretaria de Educação do Recife. Utilizamos uma investigação qualitativa. A base teórica elencou-se em três categorias: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação e Políticas Educacionais Inclusivas, trabalhadas na Análise de Discurso (AD). Realizamos uma entrevista individual com os professores das unidades educacionais participantes e chegamos à conclusão que o fenômeno das altas habilidades/superdotação é pouco conhecido no meio docente e que há uma lacuna de formação tanto na graduação quanto na formação continuada, fator que dificulta tanto a identificação das altas habilidades/superdotação quanto a proposição de atividades no atendimento educacional especializado aos estudantes cuja invisibilidade estatística no Censo Escolar da Educação Básica se reflete nas políticas públicas pouco efetivas, negando o direito de uma educação de qualidade a todos conforme preconizam as leis.pt
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate school teacher's awareness of public politics for high abilities and intellectual giftedness of children in the Municipal Education Network from the city of Recife and wich speeches about high abilities and intellectual giftedness are materializing in inclusive public politics. Teachers from a Municipal Center of Child Education, from a Municipal Day Care and from an Activity Center of High Abilities/Intellectual Giftedness offered information on this presented subject. Those institutions of education are localized at the metropolitan area of Recife and are linked to Recife’s Office of Education. This work presents a qualitative investigation. The presented theory was listed in three different categories: Inclusive education, high abilities/intellectual giftedness and inclusive politics on education, worked in discourse analysis. We individually interviewed each teacher at their educational institutions and we concluded that the phenomenon of high abilities and intellectual giftedness are poorly known among teachers and that there is a gap in both graduation and professional formation of teachers. For this reason, it is hard to identify individuals with high abilities and intellectual giftedness. It is also hard to propose activities when addressing those invisible students under the Scholar Census of Basic Education, this difficulty is reflected in poorly effective public politics. Finally, it denies the right of a good education for everyone, as stated by the law.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt
dc.subjectINCLUSIVE EDUCATIONen
dc.subjectSOBREDOTAÇÃOpt
dc.subjectGIFTEDNESSen
dc.subjectPOLÍTICA PÚBLICApt
dc.subjectPUBLIC POLICYen
dc.subjectPOLÍTICA EDUCATIVApt
dc.subjectEDUCATIONAL POLICYen
dc.titleAs conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotaçãopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201776030
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Maria José.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.