Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/7193
Título: | Os professores, as práticas e os recursos TIC |
Autores: | Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos |
Orientadores: | Silva, Ana Paula Lopes da, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO PROFESSORES COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ERA DIGITAL EDUCATION TEACHERS SKILLS TEACHERS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES DIGITAL AGE |
Resumo: | No atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC.
A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente.
É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo. In the current educational system, Training and Certification of Competences in Information and Communication Technology are areas that urge an urgent and efficient response, and should be fulfilled and encouraged. This study addresses the issue “Teachers, Practices and ICT”. The core problem of our study is the lack of technical preparation – ICT Training, and the shortage of skills – ICT Competences revealed by teachers for the use and manipulation of countless ICT tools available for teaching practice. Based on these assumptions, we consider highly important to provide all teachers of this school with ICT competences, in order to streamline their practices, namely “actions” on research, selection, collection, transmission and share of information and knowledge. Thus, we intend to develop strong arguments to meet the initial question “What paths to follow so that ICT tools can be facilitators of teaching practices?” Therefore a training plan in ICT meeting the teachers’ training needs identified by the current study is also designed here in. |
Descrição: | Orientação: Ana Paula Silva |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/7193 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Temporario.pdf | 12.34 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.