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dc.contributor.advisorConceição, Luís Filipe Pires da, orient.
dc.contributor.authorFélix, André Filipe da Silva Simões
dc.date.accessioned2018-12-10T17:50:02Z
dc.date.available2018-12-10T17:50:02Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/9211
dc.descriptionOrientação: Luís Filipe Pires Conceiçãopt
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objecto de estudo, um espaço turístico suportado em uma Adega, tendo a “arquitectura do vinho” enquanto fenómeno emergente na arquitectura contemporânea. Considerando o seu recente desenvolvimento como consequência de uma mudança de paradigma na própria indústria do vinho, motivada pela incorporação de ambos os valores do enoturismo e da imagem de marca, a arquitectura realiza agora o papel de mediação cultural do vinho. A arquitectura do vinho na contemporaneidade alicerça o seu ponto de partida nas manifestações dos seus produtores. Esta interpretação apela à percepção da abordagem de marketing levada a cabo por estes, posicionando a Arquitectura como tema cultural para o vinho. Através desta temática, foram usados como casos de estudo, a Adega Mayor do Arquitecto Álvaro Siza Vieira, enriquecendo em comparação com a Adega Morgado da Torre. Ambas localizam-se em regiões de Portugal, com vasta produção vinícola, e caracterizam-se por premissas espaciais e programáticas distintas, onde os contrastes e semelhanças entre ambas as obras contribuíram para clarificar a fenomenologia adoptada.pt
dc.description.abstractThis dissertation has as its subject, a supported tourist space for a wine cellar, containing the “architecture of wine”, as an emerging phenomenon in contemporary architecture.Considering its development, as a result of a paradigm shift in the wine industry itself, motivated by the incorporation of both the wine tourism values and its brand image, the architecture now performs the role of culture of wine mediation. The “architecture of wine”, contemporarily underpins its starting point in their producer’s manifestations. This interpretation appeals the perception for the marketing approach undertaken by them, positioning the “architecture of wine” as a cultural theme. Through this theme, were used case studies, Adega Mayor by Architect Álvaro Siza Vieira, enriching compared to the AdegaMorgado da Torre. Both are located in regions of Portugal, with extensive wine production, and are characterized by distinct spatial and programmatic assumptions, where the contrasts and similarities between both projects helped clarify the adopted phenomenology.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURApt
dc.subjectARQUITETURApt
dc.subjectINDÚSTRIA VINÍCOLApt
dc.subjectENOTURISMOpt
dc.subjectADEGASpt
dc.subjectARCHITECTUREen
dc.subjectWINE INDUSTRYen
dc.subjectOENOTURISMen
dc.subjectWINE CELLARSen
dc.titleIntervenção arquitectónica em espaço rural : espaço turístico suportado em uma adegapt
dc.typemasterThesisen
dc.identifier.tid201128896
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Mestrado Integrado em Arquitetura

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