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dc.contributor.advisorQuintino, Guilherme Manuel Torres Leotte, orient.
dc.contributor.authorDomingos, Francisco Augusto
dc.date.accessioned2018-12-10T20:49:41Z
dc.date.available2018-12-10T20:49:41Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/9221
dc.descriptionOrientação: Guilherme Manuel Torre Leotte Quintino ; co-orientação: Isa Landeiro Sequeirapt
dc.description.abstractO apensamento deve ser um tirocínio continuamente perseguido invocando o alcance da Arquitectura. Nessa medida o esquisso é a forma de registo imediata do que a mente arquitecta. Concluir que é um processo parável, é incorrer numa falácia, é um processo árdego. Esquissar é um processo de sofisticação, enigmático. Torna-se visível e tangível o diálogo interior de quem comunica através do esquisso, abrindo uma via para o debate com outros intervenientes na demanda da resposta arquitectónica. Esta dissertação pretende esmiuçar o acto de esquissar. Neste caso pretende-se projectar um espaço educacional com caracter estético e funcional, que será a segunda “habitação” da criança. Uma escola do ensino básico e jardim-de-infância localizada na cidade de Lagoa – Algarve, para crianças entre os 6 e 10 anos de idade Focar uma reflexão sobre a importância do esquisso enquanto método depurador desse pensamento arquitectónico. A dissertação está estruturada em três capítulos nos quais são abordadas três fases distintas: A primeira uma abordagem teórica, seguindo-se de observação indirecta e por fim o desenvolvimento prático.pt
dc.description.abstractThe thouht must be an apprenticeship pursued continuously invoking the scope of the architecture. To that extent the sketch is the form of immediate registration of the mind architect conclude that is a comparable process, is incurring a fallacy, is a lawless process. Sketching is a process of refinement, enigmatic. Becomes visible and tangible the inner dialogue of who communicates through the sketch, finding wat for discussion with other actors in the demand of architectural response. This dissertation intends to scrutinize the act of sketching, proposing a reflection on the importance of the sketch as a method debugger architectural thought. A school of basic education and kinder-garden located in Lagoa - Algarve, for children between 6 and 10 years of age. We intend to demonstrate that sketching is probably one of the finest methods, capable of externalizing poetic thought as a factor creator of space. This dissertation is divided into three chapters: Theoretical phase, phase of inderct observation and an practice phaseen
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURApt
dc.subjectARQUITETURApt
dc.subjectESCOLASpt
dc.subjectDESENHOpt
dc.subjectPROJETOS ARQUITETÓNICOSpt
dc.subjectJARDINS DE INFÂNCIApt
dc.subjectARCHITECTUREen
dc.subjectSCHOOLSen
dc.subjectDRAWINGen
dc.subjectARCHITECTURE PROJECTSen
dc.subjectNURSERY SCHOOLSen
dc.titleO esquisso enquanto método depurador do pensamento arquitectónico : caso de estudo: escola básica / jardim-de-infânciapt
dc.typemasterThesisen
dc.identifier.tid201124637
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Mestrado Integrado em Arquitetura

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