Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/9221
Título: | O esquisso enquanto método depurador do pensamento arquitectónico : caso de estudo: escola básica / jardim-de-infância |
Autores: | Domingos, Francisco Augusto |
Orientadores: | Quintino, Guilherme Manuel Torres Leotte, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA ARQUITETURA ESCOLAS DESENHO PROJETOS ARQUITETÓNICOS JARDINS DE INFÂNCIA ARCHITECTURE SCHOOLS DRAWING ARCHITECTURE PROJECTS NURSERY SCHOOLS |
Resumo: | O apensamento deve ser um tirocínio continuamente perseguido invocando o alcance da
Arquitectura. Nessa medida o esquisso é a forma de registo imediata do que a mente arquitecta.
Concluir que é um processo parável, é incorrer numa falácia, é um processo árdego. Esquissar
é um processo de sofisticação, enigmático. Torna-se visível e tangível o diálogo interior de
quem comunica através do esquisso, abrindo uma via para o debate com outros intervenientes
na demanda da resposta arquitectónica.
Esta dissertação pretende esmiuçar o acto de esquissar. Neste caso pretende-se projectar um
espaço educacional com caracter estético e funcional, que será a segunda “habitação” da
criança. Uma escola do ensino básico e jardim-de-infância localizada na cidade de Lagoa –
Algarve, para crianças entre os 6 e 10 anos de idade
Focar uma reflexão sobre a importância do esquisso enquanto método depurador desse
pensamento arquitectónico.
A dissertação está estruturada em três capítulos nos quais são abordadas três fases distintas:
A primeira uma abordagem teórica, seguindo-se de observação indirecta e por fim o
desenvolvimento prático. The thouht must be an apprenticeship pursued continuously invoking the scope of the architecture. To that extent the sketch is the form of immediate registration of the mind architect conclude that is a comparable process, is incurring a fallacy, is a lawless process. Sketching is a process of refinement, enigmatic. Becomes visible and tangible the inner dialogue of who communicates through the sketch, finding wat for discussion with other actors in the demand of architectural response. This dissertation intends to scrutinize the act of sketching, proposing a reflection on the importance of the sketch as a method debugger architectural thought. A school of basic education and kinder-garden located in Lagoa - Algarve, for children between 6 and 10 years of age. We intend to demonstrate that sketching is probably one of the finest methods, capable of externalizing poetic thought as a factor creator of space. This dissertation is divided into three chapters: Theoretical phase, phase of inderct observation and an practice phase |
Descrição: | Orientação: Guilherme Manuel Torre Leotte Quintino ; co-orientação: Isa Landeiro Sequeira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/9221 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado Integrado em Arquitetura |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Francisco Domingos RECIL.pdf | Dissertação de Mestrado | 16.37 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.